(021) 2531-1023      contato@danielebalbi.com.br    |   

O que você precisa saber sobre caspa

A caspa é como é chamado um dos problemas de pele mais comuns. Acontece quando o couro cabeludo inflama e descama, provocando a formação de casquinhas brancas ou amareladas, manchas vermelhas, irritações, coceiras e feridas. O quadro afeta diretamente a autoestima, o bem-estar e a saúde de quem apresenta esses sintomas que são típicos da dermatite seborreica - como é dermatologicamente classificada a patologia. 

Origem

De onde vem a dermatite seborreica? Além da predisposição genética e de componentes emocionais como o estresse, o quadro também se desenvolve pelo aumento natural na produção de sebo do couro cabeludo, pela proliferação do fungo Pityrosporum Ovale e por maus hábitos como lavar o cabelo com água quente; usar chapéu com frequência; deixar acúmulo de cremes e produtos no couro cabeludo e fazer uma higienização incorreta da região.

Surge especialmente no cabelo, mas pode aparecer em qualquer lugar do corpo que apresente excesso de oleosidade, como sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás e dentro das orelhas, tórax.

Prevenção

Prevenir a dermatite seborreica passa por evitar os fatores e comportamentos de risco. É o caso de não usar água muito quente para lavar o cabelo, dando preferência a temperaturas mais amenas; passar a usar shampoos com ativos seborreguladores, como a piroctona olamina e ácido salicílico; aplicar cremes e condicionadores apenas no comprimento do cabelo; evitar o uso frequente de chapéus e bonés; lavar o cabelo em dias alternados; evitar situações de estresse e ansiedade.

Tratamento

Infelizmente a dermatite seborreica não tem cura, trata-se de uma doença crônica. Mas tem tratamento com dermocosméticos e medicamentos específicos, como corticoides de uso tópico e, em casos mais intensos como aqueles em que há queda abundante de cabelo, pode ser tratada com remédios orais, como os probióticos.

Fonte:Medical Site

13 de Junho de 2019

Agende sua consulta!