(021) 2531-1023      contato@danielebalbi.com.br    |   

A tríade da pele saudável: limpeza, hidratação e proteção

Tudo que fazemos traz algum impacto para o organismo. A pele, maior órgão do corpo humano, é um dos primeiros a sentir os efeitos das nossas ações - tanto as boas quanto as ruins. Não existe exatamente um conceito de pele ideal porque cada uma tem suas particularidades, então a busca deve ser sempre por saúde e isso é simples. Basta seguir uma tríade que vale para qualquer tipo de pele: limpeza, hidratação e proteção. Hábitos simples que, se incluídos na rotina, podem proporcionar um efeito transformador. Afinal, a pele precisa de rotina e o processo de limpar, hidratar e proteger deve ser encarado como um ritual, um exercício diário. Veja: 

Limpeza: higienização da pele é importante ao acordar e antes de dormir. Tanto maquiagens quanto a poluição misturada com outras impurezas obstruem os poros, provocando oleosidade e, consequentemente, acne. Então, depois do demaquilante, deve-se aplicar um sabonete específico para seu tipo de pele, seguido de tônico ou água termal. Dentro deste processo é possível incluir esfoliantes uma vez por semana para remover células mortas. Essa é uma limpeza de pele caseira e segura, mas há aquelas também feitas em consultórios, que são mais profundas e devem ser indicadas pelo médico. 

Hidratação: flacidez e opacidade são problemas típicos da desidratação. Então é importante ingerir bastante líquidos, especialmente água - pois favorece a eliminação de toxinas. A hidratação também vale de fora para dentro, inclusive em peles oleosas, que vão precisar de cremes livres de óleo e toque seco. 

Proteção: proteger a pele diariamente contra os raios UVA e UVB, além de prevenir o câncer de pele, ainda trabalha contra o envelhecimento precoce - e isso independe de estar ou não na praia ou na piscina, de fazer sol ou chuva. Outras consequências da exposição solar excessiva são o surgimento de manchas, dermatites, sardas, flacidez, rugas etc. O fator mínimo indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia continua sendo 30, devendo ser reaplicado a cada duas horas.

Além dessa rotina que inclui apenas três itens fáceis de cumprir, visitas esporádicas ao dermatologista reforçarão esses cuidados. O profissional fará um diagnóstico do estado de saúde geral da pele para cuidar pontualmente de eventuais problemas que podem surgir, mesmo que você siga todo o ritual. Além disso, também indicará os produtos mais adequados para sua pele. Não se descuide!

Fonte: Medical Site

29 de Novembro de 2019

Agende sua consulta!